24 de julho de 2012

PROJETO DE EXTENSÃO: “INFÂNCIAS, TRADIÇÕES ANCESTRAIS E CULTURA AMBIENTAL"


   Fazemos parte do grupo de pesquisa GITAKA: "Grupo Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental" na UNIRIO sob a supervisão da Professora Lea Tiriba. Iniciamos esse blog com o objetivo de difundir experiências, práticas e textos interessantes.


   "Entendendo que as crianças e jovens são os novos membros de uma espécie que se renova há milhões de anos sobre a Terra, portanto, são, simultaneamente, seres da cultura e seres da natureza; e inspiradas em Espinosa, ao conceber creches e pré-escolas como espaços de viver o que é bom, alegra e potencializa a existência", visamos pesquisar e difundir iniciativas de produção de práticas educativas sustentáveis, num contexto em que as relações entre sistemas naturais e sistemas culturais estão em desequilíbrio e ameaçam a continuidade da vida na Terra. 
   Queremos criar e divulgar novas práticas educativas que contribuam para a qualificação do cotidiano das instituições educacionais em relação a necessidade de cuidar de mim e portanto as relações de cada ser consigo mesmo (ecologia pessoal); cuidar de nós, do coletivo, do equilíbrio nas relações dos seres humanos entre si (ecologia social); e cuidar da natureza e a biodiversidade e nossa relação com os demais seres habitantes do planeta (ecologia ambiental). Esses conceitos pertencem a um maior chamado Ecosofia de Félix Guattari (1990).
   Partindo do pressuposto de que a origem da crise sócio-ambiental está na falsa premissa de separação entre seres humanos e natureza, queremos identificar os mecanismos através dos quais este divórcio (e os que dele decorrem como separação entre corpo e mente, razão e emoção) se materializam em concepções, propostas e em rotinas das instituições educacionais. E, consequentemente desconstruir práticas antropocêntricas, individualistas e consumistas.
   Com esse objetivo, organizamos 2 vezes por semestre o "Fórum Infâncias e Escolas da natureza", cujo objetivo é a apresentação pública de experiências desenvolvidas por alunos da Escola de Educação da UNIRIO, professores e gestores das redes públicas e particulares, além de educadores de movimentos sociais. Aqui no blog divulgaremos as datas dos fóruns e publicaremos textos produzidos por nós e outros que acharmos interessantes, principalmente da Rede Dph, uma rede de educadores escritores. Mas isso já é assunto para um próximo post!